28.10.04

Esmaltes Cerâmicos

Esmalte

Os esmaltes cerâmicos ou vidrados são produtos minerais de resultado vitrificado, compostos basicamente de sílica. A sílica, ou óxido de silício (SiO2), é também a matéria prima do vidro. Como a sílica pura funde-se (derrete) aproximadamente a 1800 graus, os esmaltes cerâmicos contêm fundentes, ou seja, ingredientes que se fundem a uma temperatura mais baixa, para baixar a temperatura de fusão do esmalte.

Os esmaltes de baixa temperatura fundem-se entre 980 e 1100 graus. Suas receitas utilizam como fundente ativo o óxido de chumbo (PbO) e o Bórax.

Outro componente dos esmaltes é o estabilizante, que serve como controlador de viscosidade (para o esmalte não escorrer no forno). Utiliza-se a alumina (Al2O3).

Para dar cor ao esmalte são utilizados os óxidos metálicos, em diferentes proporções e misturas. Por exemplo, o óxido de cobre produz tons de verde, o óxido de cobalto produz tons de azul, o óxido de ferro produz tons do caramelo ao marrom, o óxido de titânio produz tons que variam do branco ao azul, etc.

A variação na proporção destes ingredientes é o que dá as características da aparência dos esmaltes, como brilho, opacidade, transparência, textura, cor, etc.

(texto de Luciana Chagas)


4 comentários:

Anônimo disse...

Agradeço as informações pois estão sendo mito úteis nos meus estudos para a prova de materiais sobre esmaltes cerâmicos que terei amanha.

Ney disse...

Eu trabalho em um laboratório de uma cerâmica situada em Araxá - MG, chamada Santa Clara. Tenho muitas dúvidas ainda, pois sou novo no ramo (1 ano de serviço), então se você pudesse postar mais algumas coisas sobre o assunto, eu ficaria muito agradecido.

Maíra disse...

muito bom seu texto sobre esmaltes.
voce sabe algum fornecedor de pigmento de esmalte para baixa temperatura?

obrigada!
=)

Anônimo disse...

Luciana - Bom dia! Trabalho com Zinco e Cobre. O Zinco são cinzas de zinco de galvanização. Penero para separar os grãos metálicos. Sobra o zincofino, que é um óxido c/75% Zn ou 94% ZnO. As cinzas finas apresentam 5% de metálicos. Esse material serve para esmaltes cerâmicos? Creio que com a alta temperatura o zinco metálico irá se oxidar, servindo portanto para a industria cerâmica. O que acha?
Charles Templar
charlesbernard@uol.com.br